cachorro-sarna

Saiba Mais – Sarna

A sarna, cientificamente conhecida como ESCABIOSE (vem do latim Scabere- coçar), popularmente conhecida como sarna , é uma infecção parasitária altamente contagiosa da pele, que ocorre entre animais e, também, entre humanos, causada por um tipo de ácaro de nome Sarcoptes Scabiei que se refugia sobre a pele provocando intensa coceira. A sarna pode acometer qualquer tipo de animal e também pessoas, sempre por contato direto ou por objetos infectados. As infecções iniciais requerem de quatro a seis semanas para tornar-se sintomáticas e inicialmente não é perceptivel ao proprietário do animal. A reinfecção, no entanto , pode manifestar-se dentro de 24 horas. A infecção mais grave é a sarna crostosa, freqüentemente associada com a imunossupressão. Essa doença pode ser tratada efetivamente com medicamentos, receitados por médicos veterinários.

As  mais conhecidas são as sarna demodécica ( sarna negra), causada pelo demodex  e a sarna sarcóptica ou escabiose (causada pelo sarcoptes scabei). Na sarna sarcóptica a coceira é intensa a ponto de sangrar a pele do animal e que se não tratada pode levá-lo  a morte. Na sarna demodécica  o prurido ( coceira) pode ser  ausente ,  exceto quando houver piodermite ( infecção da pele) concomitantemente diagnosticada.O  diagnóstico é feito pelo medico veterinário, que procederá a raspagem de pele em áreas alopécicas , principalmente aquelas que sofreram descamação, onde revela o ácaro.

Em alguns casos, o animal possui sintomas tão característicos  da doença que já é dado , automaticamente, o diagnóstico sem a necessidade de nenhum outro exame. Entretanto, deve-se tomar bastante cuidado, pois essa infecção  pode ser confundida com várias outras doenças da pele, ou até com uma simples alergia.

Por conta disso, antes de começar a tratar se cão consulte um médico veterinário. O dermatologista é o melhor profissional para avaliar as lesões da pele e instituir tratamento medicamentoso.

A doença pode ser tratada efetivamente  com uma serie de  medicamentos eficazes, a ser receitados pelo veterinário. Nunca medique por conta própria o seu animal, pois alguns medicamentos são tóxicos e podem acarretar em outro problema podendo até matá-lo.

O tratamento da sarna pode ser feito na forma de banhos , usando produtos acaricidas , loções tópicas, dependendo da gravidade da doença.

PREVENÇÃO -  A melhor alternativa para prevenir a sarna em seu animal é cuidar bem da saúde e higiene dele e do local onde vive.

Alguns cuidados devem ser tomados:  banhos periódicos em pet- shop ou em casa ;  evite contato de seu animal com outro animal de rua ; use método anti-pulgas e carrapatos prescritos pelo seu medico veterinário- dessa forma, seu animalzinho se manterá sempre super saudável .

Deixe um Comentário

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>